Edição Atual

v. 26 n. 2 (2020): 200 anos de Friedrich Engels

A presente edição da Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas traz, além dos habituais textos de fluxo contínuo, um dossiê sobre os 200 anos do nascimento de Friedrich Engels. Trata-se de uma ocasião em que não somente se rendem elogios a este importante autor, mas também se tem a possibilidade de reflexão crítica sobre sua obra, o marxismo e a própria realidade social.

Dentre as diversas posições defendidas nos artigos sobre o autor do Anti-Düring, há certa ênfase ao fato de se tratar do primeiro divulgador da obra de Marx. E, com isto, pode-se dizer que os marxistas são todos, mesmo que indiretamente, herdeiros de Engels. Assim, o presente número da Verinotio pretende auxiliar, mesmo que minimamente, no debate que pode dar ensejo à mencionada reflexão crítica – e autocrítica.

Publicado: 2020-12-22

Edição completa

Editorial

Ver Todas as Edições

ISSN: 1981-061X

Esse espaço foi criado para propiciar a exposição de produções teóricas no campo das Ciências Humanas, que tenham como referência a história em suas contradições e transformações, bem como, fomentar reflexões no campo do marxismo na perspectiva de uma ontologia do ser social, na qual busca-se a apreensão de todas as formas de produções sociais, ou seja, no campo da arte, da literatura, filosofia, economia, ideologia etc.