Marcos Nobre e sua análise de História e Consciência de Classe

  • Claudinei Cássio de Rezende

Resumo

NOBRE, Marcos. Lukács e os Limites da Reificação. Um Estudo sobre História e Consciência de Classe. São Paulo: Editora 34, 2001.

Marcos Nobre, em seu livro Lukács e os Limites da Reificação, foca sua discussão num ponto claramente delimitado, que é uma questão elementar do marxismo: a superação do modo de produção capitalista, o que inclui também o debate sobre tática e estratégia política. Mas Marcos Nobre, ao delimitar seu objeto de estudo somente à obra História e Consciência de Classe, não crê ser imprescindível estabelecer a fisionomia intelectual de Lukács de sua fase da Ontologia e da Estética – fase transcrita em momento formativo posterior; tratamento que não ocorre, contudo, quando o autor se refere ao momento formativo anterior, que se pode situar na transição de um Lukács de A Alma e as Formas e de A Teoria do Romance rumo a um Lukács marxista.

Biografia do Autor

Claudinei Cássio de Rezende

Doutorando em ciências sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Publicado
2018-03-28