Universidade administrada e ideologia da competência no Brasil contemporâneo

  • Maurício Silva

Resumo

CHAUÍ, Marilena. A ideologia da competência. São Paulo: Fundação Perseu Abramo/Autêntica, 2014 (Escritos de Marilena Chauí, 3).

Poucas pensadoras brasileiras contemporâneas possuem um discurso assentado, ao mesmo tempo, em conhecimento teórico e prático tão sólidos e em coragem para expor suas opiniões de modo tão assertivo como a filósofa e socióloga Marilena Chauí. Seu mais recente livro (A ideologia da competência), parte de uma coleção organizada por André Rocha, doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo, demonstra, de modo cabal, a veracidade desta afirmação. Composto por textos anteriormente publicados em diferentes meios de comunicação e, agora, compilados de modo a dar, se não mais consistência e visibilidade, ao menos mais organicidade ao seu pensamento, o livro foi idealizado como um conjunto de textos de dialogam entre si e se complementam, tendo como elemento norteador de todos eles o profícuo conceito, forjado pela professora, de ideologia da competência.

Biografia do Autor

Maurício Silva

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Nove de Julho (São Paulo). Doutor pela Universidade de São Paulo.

Publicado
2018-03-30