O pensamento conservador no Amazonas
a interpretação de Arthur Cézar Ferreira Reis sobre a formação do Brasil
Resumo
Considerado um dos maiores historiadores da Amazônia, o amazonense Arthur Cézar Ferreira Reis (1906-93) produziu igualmente obras que analisaram a história brasileira. Nesse sentido, este artigo objetiva estudar a interpretação do autor sobre a formação nacional ao abordar alguns dos seus escritos referentes aos processos de organização do poder da Colônia até a ruptura oligárquica de 1930. As conclusões são de que Arthur Cézar Ferreira Reis possuía uma visão conservadora da história, em que os processos políticos e sociais ocorreriam de maneira lenta e sem rupturas radicais, guiados por uma elite intelectual que defendia a organização institucional e política de um estado planejador e interventor.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Verinotio são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
Tenho (temos) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
O artigo está vinculado sob a Licença Creative Commons 4.0
Todos os direitos autorais do artigo são transferidos à Verinotio.