Gaudemar encontra Pachukanis:

breve ensaio sobre a mobilidade do sujeito de direito e migrações

Palavras-chave: mobilidade do trabalho, sujeito de direito, migrações

Resumo

Gaudemar e Pachukanis construíram compreensões marxistas que podem ser complementadas para compreender as migrações, como fenômeno social captado pelo direito, constituindo os migrantes também como sujeitos de direito, e que se movem em decorrência da necessidade da circulação da mercadoria força de trabalho, como condição da reprodução do capital. Objetiva-se inter-relacionar as duas compreensões. Para tanto, utiliza-se de método bibliográfico, abordando as obras dos dois autores e de seus comentadores, visando demonstrar que a mobilidade do sujeito de direito pode ser uma categoria para pensar as migrações.

Biografia do Autor

Gabriel Martins Furquim, Centro Universitário Unimetrocamp Wyden

Mestre em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas. Professor de Direito Penal do Centro Universitário Unimetrocamp Devry.

Mauro Cardoso Simões, Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas

Pós-Doutor em Filosofia pela Università degli Studi di Roma La Sapienza (2019-2020), Universität de Barcelona (2014-2015), National University of Singapore (2008) e pela University of Cambridge (2009). Professor da Faculdade de Ciências Aplicadas. Pesquisador do Núcleo Geral Comum (NGC) e no Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA).

Milena Pavan Serafim, Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Professora do curso de Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas e dos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e em Política Científica e Tecnológica.

Publicado
2020-12-18
Seção
Artigos fluxo contínuo