O Irracionalismo e sua Teoria do Conhecimento: Reação Agnóstico-relativista de Guerreiro Ramos ao Marxismo (1939-1955)

  • Leandro Theodoro Guedes FAETERJ
  • Elcemir Paço Cunha UFJF/FACC
  • Wescley Silva Xavier Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Palavras-chave: Alberto Guerreiro Ramos. Teoria do conhecimento. Irracionalismo. Marxismo.

Resumo

O objetivo do artigo é determinar as evidências do irracionalismo nos textos iniciais de Alberto Guerreiro Ramos com respeito à teoria do conhecimento, considerando o período de preparação do autor para seu posicionamento posterior na fenomenologia. Para tanto, foi realizada análise imanente dos textos selecionados (1939-1955). Os resultados sugerem que as evidências do irracionalismo compareceram pela adesão do autor ao agnosticismo relativista presente nas posições do existencialismo e da fenomenologia, preenchendo assim uma lacuna na pesquisa a respeito do pensamento do sociólogo brasileiro. Tal adesão se deu em circunstância de reação ao marxismo elegido como adversário a ser combatido, da mesma maneira em que fora confrontado por tendências irracionalistas na filosofia.

Biografia do Autor

Leandro Theodoro Guedes, FAETERJ

Professor do Curso de Tecnologia em Logística da Faculdade de Educação tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ) e Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Email: ltheodoroguedes@yahoo.com.

Elcemir Paço Cunha, UFJF/FACC

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pós-doutorando em Economia no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional – CEDEPLAR/UFMG. Email: paco.cunha@ufjf.br.

Wescley Silva Xavier, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Viçosa (UFV). Email: wescley@ufv.br

Publicado
2023-12-10
Seção
Artigos fluxo contínuo