O conceito de “justiça” em Marx: seus elementos, contextos e debates
Resumo
Este artigo tem o objetivo de tratar do tema da “justiça” na obra de Karl Marx, a partir das ocorrências deste conceito – e de suas variações – no própria obra do autor. A ideia desta análise é contextualizar e sintetizar o sentido dado por Marx à “justiça” no quadro teórico de sua crítica ao capitalismo. O debate contemporâneo sobre “justiça em Marx” emerge em especial após a década de 1970, com a intensificação da discussão normativa na filosofia política, por ocasião da revitalização da teoria da justiça liberal igualitária. Com isso, diversos autores buscaram compreender os critérios normativos por trás da crítica de Marx ao capitalismo e se questionaram se tal padrão de crítica poderia ser entendido como um ideal de justiça para ele. Sendo assim, o próprio sentido de justiça em Marx teve que ser negligenciado, em prol de uma definição mais ampla e mais atual de justiça – com fronteiras menos claras com conceitos como “moral” e “ética”. A intenção deste artigo vai no sentido oposto, de restringir os termos da discussão, tentando inicialmente identificar quais os elementos, os contornos e o contexto do emprego do conceito de “justiça” na obra de Marx.
Copyright (c) 2024 Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Verinotio são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
Tenho (temos) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.