Ecologia e modernidade: contribuições de Rousseau para o desenvolvimento do debate contemporâneo

  • Daniel do Val Cosentino Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)
  • Henrique Segall Nascimento Campos Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)
Palavras-chave: Ecologia, natureza, sociedade, artes, ciências

Resumo

As diversas filosofias que animam o ideário relativo aos problemas ambientais são tão diversas, que o julgamento sobre esse amor devotado à natureza, pode ser, claramente, questionado. Entendemos, por sua vez, que Rousseau, um dos representantes, por assim dizer, dessa modernidade que poderia ser criticada pelos “verdes” mais radicais, por ser antropocêntrico, ao nosso ver, tem contribuições importantes a oferecer para o debate teórico que se coloca a respeito da temática ecológica. Ao acompanharmos a crítica das ciências, das artes, das instituições humanas, a partir do conceito de natureza, e também do homem de natureza, podemos extrair do pensamento de Rousseau elementos importantes para reforçar o debate em ciências humanas sobre o pensamento ecológico advogado nos dias atuais. Portanto, do exame das artes percebemos os problemas da relação humana com a natureza e, por conseguinte, o sentido da reforma que precisa ser levada à diante, contrariando a condição de decrepitude humana em sociedade que fazem o homem tirano de si mesmo e da natureza como um todo.

Biografia do Autor

Daniel do Val Cosentino, Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). E-mail para contato: danielc@ufop.edu.br.

Henrique Segall Nascimento Campos, Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)

Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Na condição de bolsista, agradeço à Ufop e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Proppi-Ufop) pela bolsa institucional concedida, no período de 12 meses, para o estágio pós-doutoral, o que permitiu o desenvolvimento de meus trabalhos e de minha formação. E-mail para contato: henriquesegall@gmail.com.

Publicado
2025-12-14
Seção
Artigos fluxo contínuo