Edição Atual

v. 27 n. 1 (2021): György Lukács: 50 anos depois

Nos 50 anos do falecimento de György Lukács, a presente edição da Verinotio traz aos leitores um conjunto de artigos, traduções e resenhas dedicados à obra do filósofo. Este número especial tem como objetivo, em primeiro lugar, divulgar textos fundamentais de sua autoria, até então indisponíveis (integral ou parcialmente) em português, e, em segundo lugar, contribuir com a análise das características fundamentais da obra filosófica do autor, reeditando escritos já publicados (como é o caso, por exemplo, de "Da teoria das abstrações à crítica de Lukács", de J. Chasin, quarto capítulo de Marx: estatuto ontológico e resolução metodológica - recentemente reimpresso), mas igualmente apresentando artigos inéditos. Prestamos também nossa homenagem póstuma ao amigo Mario Duayer, que nos deixou prematuramente em janeiro deste ano, vítima da Covid-19.

Além disso, a presente edição inaugura uma nova fase da Verinotio. De fato, não se trata apenas de uma “renovada” no visual da publicação ou do site, ou mesmo da mudança na diagramação do “miolo” e adoção de novos tipos de fontes na capa (ainda que mudanças dessa natureza sejam positivas), e sim de um certo número de alterações pensadas não apenas para valorizar a história da revista, que completa 17 anos, mas, sobretudo, mirar o futuro (se futuro houver...).

Publicado: 2021-09-27
Ver Todas as Edições

ISSN: 1981-061X

Esse espaço foi criado para propiciar a exposição de produções teóricas no campo das Ciências Humanas, que tenham como referência a história em suas contradições e transformações, bem como, fomentar reflexões no campo do marxismo na perspectiva de uma ontologia do ser social, na qual busca-se a apreensão de todas as formas de produções sociais, ou seja, no campo da arte, da literatura, filosofia, economia, ideologia etc.