O traçado tortuoso da defesa da democracia burguesa

  • Vânia Noeli Ferreira de Assunção

Resumo

LOSURDO, Domenico. Democracia ou bonapartismo. Triunfo e decadência do sufrágio universal. Trad. de Luís Sérgio Henriques. São Paulo/Rio de Janeiro, Ed. Unesp/UFRJ, 200. 376 p.

Ainda no governo do primeiro Bush, o marxista italiano Domenico Losurdo escreveu um verdadeiro libelo contra a idéia amplamente difundida de que o “o liberalismo teria gradualmente se transformado, por um impulso puramente interno”, espontaneamente, em uma democracia cada vez mais ampla e mais rica (Losurdo, 2004, p. 9). Em prefácio à edição brasileira de seu trabalho, ressalta a assertividade das avaliações feitas em Democracia ou bonapartismo, em face, por exemplo, da forma como Bush filho ascendeu pela primeira vez ao poder máximo americano – sem ter efetivamente o maior número de votos – e suas ações subseqüentes, de desprezo aos princípios da democracia burguesa.

Biografia do Autor

Vânia Noeli Ferreira de Assunção

Socióloga, é mestre e doutora pela PUC-SP. Este texto resulta de trechos modificados do trabalho intitulado Pandemônio de infâmias: classes sociais, estado e política nos estudos de Marx sobre o bonapartismo. 2005. Tese
(Doutorado) apresentada à PUC-SP.

Publicado
2018-03-19
Seção
Resenha