Tática, estratégia e improviso

teoria da revolução e suicídio revolucionário

  • Vitor Bartoletti Sartori

Resumo

Rezende, Claudinei Cássio. Suicídio revolucionário: a luta armada e a herança da quimérica revolução por etapas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 257 p.

Uma das questões mais difíceis para o pesquisador das ciências humanas talvez seja conciliar os diversos campos do conhecimento, que marcam suas áreas de interesse e, de modo mediado, sua prática diuturna. E isso talvez apareça de modo ainda mais claro quando se têm como referencial teórico os delineamentos de Karl Marx, autor dificilmente redutível a quaisquer das ciências parcelares, como a filosofia, a sociologia, a economia, a história, o direito etc. Por isso, é preciso seriedade e dedicação quando se têm em mente determinados temas, como o do livro em referência, temas esses que, pela sua natureza, fazem que aquele que pretende uma análise rigorosa precise percorrer os mais distintos aspectos e nuances das humanidades.

Biografia do Autor

Vitor Bartoletti Sartori

Doutor em filosofia do direito pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Publicado
2018-03-28