Campos de concentração, “desaparecimento” e repressão na Argentina
Resumo
CALVEIRO, Pilar. Poder e desaparecimento: os campos de concentração na Argentina. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013. 168 p. Coleção Estado de Sítio.
Nascida em Buenos Aires em 1953 e engajada nas lutas sociais no período de sua juventude, Pilar Calveiro foi sequestrada e confinada num centro presidiário clandestino da Aeronáutica em 1977, mais conhecido como “Mansão Seré”, inferno que prosseguiu por um ano e meio em outros campos de concentração, como a delegacia de Castelar, convertida em centro de torturas do Serviço de Informação Naval. Com a obtenção do exílio na Espanha, tornou-se doutora em ciência política e especialista em questões relacionadas ao biopoder e à violência de estado e atualmente reside no México, onde atua como professora e pesquisadora na Benemérita Universidade Autônoma de Puebla.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Verinotio são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
Tenho (temos) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.