Ditadura como bonapartismo
apreensões marxistas sobre o regime inaugurado em 1964
Resumo
Este texto passa em revista as principais tematizações que identificaram a ditadura militar instituída em 1964 com um tipo de dominação bonapartista. Passa pelos trotskistas, que estão entre os primeiros a fazer tal identificação, e por uma ampla gama de autores que são influenciados por Gramsci e abordaram o tema, com maior ou menor desenvolvimento. Aborda, ainda, a posição de Florestan Fernandes, para quem o bonapartismo restringia-se à realidade francesa, e lhe contrapõe a de J. Chasin, para quem a burguesia brasileira só domina de forma autocrática, seja ela institucional, seja abertamente bonapartista.
Palavras-chave: Bonapartismo; ditadura militar; via colonial.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Verinotio são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
Tenho (temos) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.