A ditadura, a questão da moradia e a modernização excludente
Roberto Campos em defesa do Sistema Financeiro da Habitação
Resumo
O objetivo deste texto é analisar as posições do economista Roberto Campos sobre a implantação do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) no Brasil durante o primeiro governo da ditadura, o de Castello Branco (1964-1967). Busca-se analisar as motivações do encaminhamento da problemática habitacional por via do sistema financeiro, apontar quais foram as proposições defendidas, bem como situar em quais grupos sociais essa programação esteve sustentada. As fontes desta reflexão são os escritos de Roberto Campos acerca do tema da habitação. Em relação ao tratamento metodológico desses materiais, utiliza-se a análise crítica imanente.
Palavras-chave: Roberto Campos; Sistema Financeiro da Habitação; ditadura.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Verinotio são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
Tenho (temos) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.