Meio século do golpe na esquerda
a ideia de revolução no último Marighella
Resumo
Este artigo trata da ideia de revolução em Carlos Marighella, detidamente em sua última fase, momento em que a maior parte da esquerda comunista brasileira empunha armas contra a ditadura militar. Ao formular as linhas teóricas da Ação Libertadora Nacional, Marighella implementa uma série de modificações táticas no processo revolucionário, especialmente aquelas baseadas na teoria do foco guerrilheiro, contudo, mantendo intacta a estratégia original pecebista, à qual ele foi afiliado durante a maior parte de sua vida.
Palavras-chave: Carlos Marighella; revolução social; estratégia revolucionária; ditadura militar.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Verinotio são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
Tenho (temos) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.