A “alienação” em Hegel
usos e significados de Entäusserung, Entfremdung, Veräusserung
Resumo
O artigo ora apresentado consiste na tradução da “Introdução” do livro A alienação em Hegel, em que a autora discute a peculiaridade do tratamento hegeliano das categorias Entäusserung e Entfremdung, destacando suas diferenças frente à variedade e a multiplicidade de usos que tais categorias apresentam no mundo contemporâneo. Em sua introdução a autora antecipa os resultados da exaustiva investigação realizada em todo do conjunto dos escritos de Hegel, demonstrando como, na tradição filosófica, as diversificadas análises de seu pensamento em torno desse problema quase sempre redundam em interpretações que se afastam ou abrem questões próprias sobre este conjunto complexo de problemas. O esforço da autora está em depurar a presença das categorias no pensamento de Hegel, buscando conferir-lhes o devido lugar e o devido peso no interior das elaborações do pensador alemão.
Palavras-chave: Alienação; Marx; Hegel.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Verinotio são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
Tenho (temos) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.