Teoria das profissões e a análise dos fundamentos do serviço social
Resumo
O texto aborda os paradigmas mais relevantes da sociologia das profissões, bem como o pensamento dos maiores nomes do serviço social brasileiro, apontando as principais diferenças entre tais registros. São assinalados os elementos inovadores das ideias de José Paulo Netto, Marilda Iamamoto e Vicente Faleiros na discussão do trabalho do assistente social, defendendo-se a ideia de que de tais autores podem-se extrair algumas bases para o tratamento universal do fenômeno das profissões.
Palavras-chave: Teoria das profissões; legitimidade; serviço social.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Verinotio são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
Tenho (temos) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.