Das alegadas insuficiências marxianas
acerca da questão das etapas necessárias e o problema do negro nos Estados Unidos no contexto da luta pela abolição
Resumo
O artigo explora, a partir da textualidade marxiana, elementos que procurem indicar se são válidas ou não algumas das acusações a respeito de um alegado etapismo ou fatalismo como constituinte do pensamento de Marx, de uma teleologia da história presente em sua teoria social tomada da Europa Ocidental como padrão universal arbitrário. Alegações que corroborariam a insuficiência do estatuto ontológico fundado por Marx para lidar com questões que desbordem a relação entre classes econômicas, como a questão racial. Buscou-se verificar como o pensador alemão tratou de questões afins a partir de textos frequentemente reclamados nesse debate, como os que tratam da colonização britânica na Índia e sobre a questão do negro nos Estados Unidos no contexto de luta pela abolição.
Palavras-chave: Marx; etapas necessárias; questão racial
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Verinotio são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
Tenho (temos) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.