Tecnologia, civilização e barbárie
Resumo
O presente artigo objetiva discutir a relação entre o desenvolvimento das forças produtivas sociais e as transformações da sociabilidade capitalista contemporânea, indicando seu caráter contraditório, mediante o qual possibilita ao mesmo tempo um salto civilizatório, mas atravessado por formas específicas de barbárie, tanto no nível da sociedade quanto no tocante à formação das identidades pessoais. Para tanto, tem-se por pressuposição a elaboração marxiana em sua crítica madura da economia política, na qual a identificação categorial da forma social capital possibilita uma compreensão que se afasta das críticas abstratas à tecnologia, porquanto revele o caráter complexo daquele desenvolvimento como força produtiva assimilada à reprodução do capital.
Palavras-chave: Tecnologia; civilização; barbárie; força produtiva; capital; Karl Marx.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Verinotio são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
Tenho (temos) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.