Gramsci e a Reforma Gentile Os aparatos ideológicos do estado
a escola
Resumo
Mesmo com todas as passagens que se podem distinguir no itinerário intelectual gramsciano para assinalar abandonos, aquisições e ancoragens em posições novas acerca de temas específicos, no que tange às colocações teóricas gerais há, sem dúvida, uma continuidade geral entre a produção jornalística juvenil e os escritos do cárcere, e desse modo uma unicidade substancial na obra gramsciana, na qual, certamente, como observa Eugenio Garin, manifesta-se “uma clara linha de aprofundamento” entre os textos pré-cárcere e os Cadernos (GARIN, 1958, p. 403).
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Verinotio são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
Tenho (temos) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.