Realidade e lenda do bolchevismo
Resumo
O objetivo do artigo é demonstrar que a devida compreensão do bolchevismo passa necessariamente pela retomada analítica da própria história do movimento operário e da Revolução Russa. Com este objetivo, o autor ressalta, em primeiro lugar, o caráter político-ideológico das interpretações sobre a história do bolchevismo, e procura argumentar que este se perfilou como uma corrente histórica e política diferenciada das outras correntes socialistas (inclusive internacionais) para além das intenções iniciais dos seus fundadores. Para isso, discute o papel de Lênin na constituição do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR) e também as polêmicas que travou com outras lideranças da época, em especial, Trotsky e Rosa Luxemburgo. Tais embates e divergências repercutiram diretamente no perfil histórico do partido que tomou o poder em outubro de 1917.
Palavras-chave: Bolchevismo; Lênin; Trotsky.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Verinotio são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
Tenho (temos) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.