As anotações de Lukács a propósito de uma ética
Resumo
LUKÁCS, G. Notas para uma ética. São Paulo: Instituto Lukács, 2014.
Como é do conhecimento geral, Lukács morreu deixando inacabado o projeto de escrever uma ética para a teoria social que se funda em Marx. Não apenas esse projeto ficou inconcluso, mas, também, a segunda parte de sua Estética, a sua Ontologia do ser social e os Prolegômenos para uma ontologia do ser social, para não mencionarmos os escritos de juventude, como a Estética de Heidelberg, A filosofia da arte, Dostoievsky, entre outros. Quando escrevia a sua Estética da maturidade, o filósofo húngaro a interrompeu porque percebeu o caráter urgente de se elaborar a ética; no instante em que se pôs a escrevê-la, aquela que seria a sua introdução avolumou-se de tal maneira que se transformou nos textos em torno da Ontologia; e, antes que finalizasse a Ontologia, Lukács já havia rascunhado algumas notas do que seria sua Ética.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Verinotio são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
Tenho (temos) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.