Marx e a crítica à concepção de mundo requerida e gerada para a manutenção do capitalismo
Resumo
Este texto trata da radicalidade e historicidade do pensamento de Marx, assinalando aspectos de sua crítica à economia vulgar, ciência e consciência burguesas, assim como das relações sociais burguesas. Nesse intuito, inicialmente assinala algumas questões centrais para chamar a atenção para a função prático-social das diferentes formas de consciência. Mostra que o fato de essas formas serem superficiais ou falsas não invalida sua objetividade e eficácia social, nem elimina as implicações sociais, éticas e políticas que necessariamente reforçam e reproduzem a forma de organização social que, de maneira consciente ou não, hipostasiam.
DOI - http://www.doi.org/10.36638/1981061X.2018.24.2/100-114
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Verinotio são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
Tenho (temos) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.