Contribuição metodológica para o estudo dos movimentos sociais

  • Dileno Dustan Lucas de Souza

Resumo

O propósito deste texto é delinear uma metodologia que seja condizente com pesquisas que tenham como eixo as experiências sociais. Assim, as bases fundantes dos conceitos utilizados provêm do pensamento de marxistas que tiveram suas vidas e obras marcadas por uma práxis cotidiana e pelo compromisso com os movimentos sociais e a transformação da sociedade. Dessa forma, procurou-se articular, sem a pretensão de esgotar, o pensamento de Gramsci e Thompson, a fim de construir uma metodologia que possa dar suporte ao estudo dos movimentos sociais e sua intervenção social, com destaque para a sua dimensão educativa de práticas e concepções à pesquisa qualitativa de estudo de caso.

Palavras-chave: Educação, movimentos sociais e metodologia.

Biografia do Autor

Dileno Dustan Lucas de Souza

Professor do Departamento de Educação/UFV e membro dos grupos de pesquisa: Núcleo de Políticas Públicas (NUPP) e Trabalho Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE). O texto é um fragmento da metodologia da tese de
doutorado do autor: Organizações Não Governamentais: um estudo de caso da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE).

Publicado
2018-03-20
Seção
Artigos fluxo contínuo