O silêncio ontológico na obra de Wittgenstein

crítica à Filosofia da Educação Matemática

Palavras-chave: Filosofia da Matemática, Filosofia da Linguagem, Crítica Ontológica, Filosofia da Educação Matemática

Resumo

O presente trabalho se insere numa discussão filosófica sobre a linha de continuidade da obra de Wittgenstein, mais especificamente das obras do Tractatus Logico Philosophicus e das Investigações Filosóficas. Nesse sentido, desenvolvemos a tese de que a continuidade entre as duas obras é o silêncio ontológico do autor frente as questões essenciais da mundanidade, visto que para ele, adotando a doutrina do dizer e do mostrar, a essência do mundo não pode ser desvendada, e somente contemplada. Prosseguindo discutimos os impactos diretos desse silêncio ontológico em concepções sobre a matemática e suas implicações para o ensino culminando numa referência biologicamente determinante do autor com relação ao ensino como treinamento e denunciando a possibilidade de o autor austríaco ser utilizado como referencial para um posição neotecnicista na Educação Matemática.

Biografia do Autor

GUILHERME WAGNER, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) na área de Filosofia da Educação Matemática, Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) e Graduado em Matemática (UFSC). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase no Ensino de Matemática Financeira e Elementar na Informática Básica para Adultos, Ensino Médio e Fundamental. Tem interesse nas áreas de Educação Matemática, Filosofia da Ciência, Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação Matemática. Formado pelo Programa Avançado em Matemática (PAM/CFM/UFSC)

Everaldo Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Licenciatura em Matemática, Especialista em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto-MG e Mestre em Educação, na linha Educação Matemática, pela Universidade Federal do Paraná e Doutor em Educação Científica e Tecnológica, na linha Educação Matemática, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Enquanto professor, atuou nos diversos níveis da Educação Básica, por diversos anos, nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais. No Ensino Superior atuou como professor da Universidade Federal do Paraná, nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia, na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, no curso de Licenciatura em Matemática e na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Santa Catarina, no curso de Pedagogia. Atualmente, é Professor Adjunto DE do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. Na pós-graduação, atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT/UFSC, orientando alunos de mestrado e doutorado.

Publicado
2020-12-18
Seção
Artigos fluxo contínuo