A cientificidade marxiana nos Prologomena de Lukács
Resumo
No presente artigo são explicitados e analisados os principais elementos da compreensão que lukacsiana acerca do padrão de cientificidade que caracteriza o pensamento marxiano, conforme consignado em sua última obra dedicada à questão da ontologia: Prolegômenos para uma Ontologia do Ser Social. Expondo e elucidando os pontos mais decisivos deste tema no “último” Lukács, procede-se igualmente um cotejamento à forma pela qual este problema foi enfrentado pelo autor em Para uma Ontologia do Ser Social. O que é visível na análise da cientificidade marxiana procedida por Lukács é o reconhecimento de uma conexão essencial entre a constituição da coisa como coisa e a formulação do conhecimento teórico acerca dela. Nesse como em quase todos os momentos da fase madura de seu pensamento, percebe-se que Lukács encarava como uma das tarefas mais importantes para a reconstrução de uma perspectiva teórica autenticamente revolucionária a crítica rigorosa das versões mecanicistas do pensamento marxiano. Uma vez que as categorias científicas portam virtualmente esse caráter de expressões da concretude do ser, o conhecimento em Marx, segundo Lukács, tem como uma das suas determinações o fato de ser irremediavelmente post festum.
Copyright (c) 2021 Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Verinotio são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
Tenho (temos) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.