O espírito europeu
György Lukács
Resumo
“O espírito europeu” foi o mote da primeira edição dos Encontros Internacionais de Genebra, ocorrida entre 2 e 14 de setembro de 1946. Além de Lukács, foram convidados a expor suas considerações sobre o tema Julien Benda, Georges Bernanos, Karl Jaspers, Stephen Spender, Jean Guéhenno, Francesco Flora, Denis de Rougemont e Jean-Rodolphe de Salis. Conferida originalmente em 9 de setembro de 1946, em alemão, a palestra (já em tradução francesa, feita por Renée Schidlof), foi publicada integralmente pela primeira vez no tomo I (1946) dos Textes des conférences et des entretiens organisés par les Rencontres Internationales de Genève. Les Éditions de la Baconnière, Neuchâtel, 1947, 364p. Collection: Histoire et société d'aujourd'hui. Para a presente tradução que inclui, além da conferência lukácsiana, seus pronunciamentos durante as sessões de discussão promovidas pela organização do evento, nos valemos da edição eletrônica dos anais supramencionados.
Copyright (c) 2021 Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Verinotio são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
Tenho (temos) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.