Cómo contar la tragedia
sobre la lectura lukácsiana del Doktor Faustus de Thomas Mann
Resumo
El artículo indaga en el tratamiento de la problemática del artista moderno en la obra de Thomas Mann, específicamente, en el análisis ciertos motivos presentes en narraciones y ensayos y en la lectura propuesta por György Lukács de la novela Dr. Faustus, de 1947. Para Lukács, el abordaje parte de la problemática del artista ingenuo y del artista sentimental promovido por Schiller, y analiza, desde esa perspectiva, la condición del artista en las sociedades modernas y la relación que mantiene con la historia y con cada presente histórico.
Copyright (c) 2022 Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Verinotio são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
Tenho (temos) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.