Alexandre, o pequeno: Marx e a abolição da servidão na Rússia

  • Gabriella M. Segantini Souza Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Marx; Rússia; Abolição da servidão; Emancipação dos servos; Camponeses; Aristocracia; Czarismo; Estado; Direito

Resumo

em 1858, Marx escreveu dois artigos para o jornal ianque New York Daily Tribune tratando dos preparativos do czar Alexandre II para a abolição da servidão. O presente artigo tem por objetivo analisar como nesses artigos o Estado e o Direito aparecem no tratamento de Marx sobre a servidão russa à luz da relação entre o Estado, a nobreza e os servo. Enquanto o autor renano demonstra a todo tempo que o Estado e o Direito russos não possuíam efetivamente qualquer função de progresso na Rússia, para Marx existia no desenvolvimento da questão da emancipação dos camponeses enservados ao final da década de 1850 e nas tensões entre o Estado, a aristocracia e os servos russos um real potencial para mudanças profundas na outrora retrógrada Rússia.

Biografia do Autor

Gabriella M. Segantini Souza, Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: gabriella.segantini.souza@gmail.com.

Publicado
2024-06-07
Seção
Dossiê: A crítica do Direito em Marx