Funções psicológicas superiores e a educação escolar

uma leitura crítica a partir de Vigostski

  • Marteana Ferreira de Lima
  • Susana Vasconcelos Jimenez
  • Maurilene do Carmo

Resumo

Atendo-se particularmente aos trabalhos de Vigotski, o artigo reafirma a importância do resgate da psicologia histórico-cultural a partir de seus fundamentos marxistas, enfatizando a retomada efetuada por Lukács do conceito marxiano de trabalho como o complexo que dá origem ao homem como ser social. Explora, nesse sentido, as funções psicológicas superiores em conexão com suas bases ontológicas, certificando que a perspectiva analítica de Vigotski, anunciada em seu Manuscrito Psicologia Humana Concreta, e desenvolvida mais amplamente em suas Obras Escogidas, supera o caráter unilateral dos estudos então vigentes, para sustentar o caráter social das funções psicológicas superiores, as quais, sem perder de vista sua dimensão natural, são entendidas, em última instância, como o resultado mediado das relações estabelecidas pelos homens no ato de trabalho. Entende-se, aqui, outrossim, que o conjunto das objetivações culturais historicamente produzidas pela humanidade deve ser apropriado por cada indivíduo singular, como condição de seu pleno desenvolvimento como ser partícipe do gênero humano, considerando, tal apropriação como tarefa por excelência do complexo da educação. Reafirma-se, ainda, com base em Vigotski, que a apropriação de conceitos científicos, como, de resto, do conhecimento produzido no curso da história, não se dá espontaneamente, requerendo, para tanto, a ação
intencional do adulto sobre o ser mais imaturo. Por esse prisma, contrapõe-se às teorias e modelos pedagógicos avessos ao conhecimento sistematizado, ressaltando a importância desse conhecimento, assim como do papel do professor no processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores, esta, uma posição de grande significado para aqueles que se colocam a favor do processo emancipatório do indivíduo e do gênero humano.

Palavras-chave: Vigotski; educação; funções psicológicas superiores; ontologia do ser social.

Biografia do Autor

Marteana Ferreira de Lima

Mestranda em Educação na Universidade Estadual do Ceará – UECE. Professora da Universidade Regional do Cariri – URCA. Pesquisadora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário - IMO/UECE.

Susana Vasconcelos Jimenez

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
Professora da UECE. Professora colaboradora da Universidade Federal do Ceará - UFC.
Diretora do IMO/UECE.

Maurilene do Carmo

Doutoranda em Educação na UFC. Professora da UECE. Pesquisadora do IMO/UECE.

Publicado
2018-03-24
Seção
Artigos fluxo contínuo