Crise, capital portador de juros, capital fictício e a função do direito no Livro III de "O capital"
Resumo
O objetivo do presente artigo é examinar os desdobramentos que as determinações das crises econômicas no nível do capital em geral adquirem no processo global da produção capitalista tratada no Livro III d’O capital de Karl Marx, passando pelas compreensões relativas à lei tendencial da queda da taxa de lucro e à sobreacumulação cíclica de capital, bem como pelas figuras do capital portador de juros e do capital fictício, a fim de culminar na compreensão da dinâmica exercida pelas formas jurídicas nesse contexto.
Copyright (c) 2024 Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas - ISSN 1981-061X
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Verinotio são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
Tenho (temos) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.