O FUTURO AUSENTE
para a crítica da política e o resgate da emancipação humana
Resumo
O Futuro ausente, texto inacabado redigido em 1993, que voltamos a publicar, dessa vez revisto, com notas e referências, possui um significado específico em face de outros escritos do autor sobre o mesmo tema. Para Chasin, a concepção ontopositiva da politicidade, de larga tradição, e seu corolário, o politicismo, contribuíram para o processo de “destituição do humano”, na medida em que tanto sua prática quanto a sua reflexão deixam intocadas as raízes da perpetuação das formas estranhantes que, por seu turno, permeiam as relações entre indivíduo e sociedade, sobretudo na contemporaneidade e nas formações sociais ora existentes. Considerar a política e sua “racionalidade” como dimensões intrinsecamente humanas, e relegar assim a esfera da vida vivida, isto é, o “onto-prático” ao “submundo da existência”, portanto à esfera não dignamente humana, é obnubilar a necessidade do revolucionamento da vida, que segundo o próprio Chasin, só pode ser realizado pela atividade metapolítica.
O futuro ausente [livro eletrônico]: para a crítica da política e o resgate da emancipação humana / J. Chasin. -- Belo Horizonte, MG: Ester Vaisman, 2023.
Bibliografia. ISBN 978-65-00-63534-8
1. Filosofia política 2. Marxismo 3. Título

Copyright (c) 2025 Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas - ISSN 1981-061X

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Verinotio são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
Tenho (temos) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.